h1

Sobre os livros que mudaram a minha vida II

novembro 23, 2008

olhai-os-lirios-do-campo1

Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo. Porque é lindo,lindo, lindo. Li na escola com uns 14 anos eu acho e me marcou profundamente. Fala do amor mais incrível de todos, aquele amro que liberta, que deseja que a pessoa amada seja feliz não importa onde nem com quem. Era assim que Olívia ( uma das personagens mais apaixonantes que já vi) amava Eugênio. Ambos se conehceram na facudlade de medicina  e eram pessoas de origem hulmide, mas a ambição de Eugênio em construir uma carreira de sucesso acabou por afastá-lo de Olívia. Mas o destino ainda daria cotna de reuni-los. Enfim, não contarei o livro todo.. Quem se interessar, leia porque valhe muuito a pena. Nos faz pensar sobre aquilo que desejamos e sobre o que realmente valhe a pena na vida. Sério.

Alguns trechinhos:

“antes que me esqueça, na gaveta da comoda há um maço de cartas que escrevi de nova italia expressamente ‘pra nao te mandar’. agora pode lê-las todas” ( quem nunca escreveu uma carta para ” não mandar”?)
“Olha as estrelas e tem coragem”
“- Vocês ateus nos querem tirar Deus para nos dar em lugar dele..o que? È o mesmo que tirar pão da boca de quem tem fome e dar-lhe em troca um punhado de cinza ou de areia.
Mas pão, cinza e areia são coisas concretas. Deus é uma abstração.
– Tu não acreditas no sucesso? Pois “sucesso” tbm é uma abstração”
“só tem medo da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos”
“Que era q eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoísmo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas pq não matava, pq não roubava, pq não agredia? A bondade não deve ser uma virtude passiva…”
“No dia em que achei Deus, encontrei a paz e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria mais paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior.”
‘Deus é tão poderoso que está presente na mente até daqueles que dizem não acreditar na sua existência” ( essa é de arrepiar!)
“E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”
“Hoje tens tudo quanto sonhavas: posição social, dinheiro, conforto, mas no fundo te sentes ainda bem como aquele Eugênio indeciso e infeliz, meio desarvorado e amargo que subia as escadas do edifício da faculdade, envergonhado de sua roupa surrada. Continuou em ti a sensação de inferioridade (perdoa que te fale assim), o vazio interior, a falta de objetivos maiores. Começas agora a pensar no passado com uma pontinha de saudade, com um pouquinho de remorso. Tens tido crises de consciência, não é mesmo? Pois ainda passarás horas mais amargas e eu chego até a amar o teu sofrimento, porque dele, estou certa, há de nascer o novo Eugênio”

2 comentários

  1. fiquei com vontade de ler *-*

    ps/ por motivos de força maior tive q mudar de casinha agora é http://6thmarch.wordpress.com/

    beijo


  2. Nossa, que lindo! Vou procurar, com certeza!
    Obrigada pela dica =*



Deixe um comentário